Posted by Smith on Apr 17, 2017

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA REFRATIVA?

A cirurgia refrativa é o procedimento mais comum e seguro usado para corrigir problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Apesar de ser uma cirurgia simples, ainda causa medo e nervosismo em muitas das pessoas que precisam submeter-se à essa operação cirúrgica. Conversamos com os especialistas da Visare Rio no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, para saber mais sobre isso!

A cirurgia refrativa de fato é simples e tem duração de 15 minutos em cada olho (em média), não sendo causadora de grandes complicações.

Superado o medo de quem deve realizar a cirurgia, vem uma das dúvidas mais frequentes: como é o pós-operatório da cirurgia refrativa? E a resposta para essa pergunta é depende.

Primeiramente é importante ressaltar que a cicatrização e recuperação da visão é ligeiramente mais rápida quando é realizado o procedimento LASIK do que quando se faz o método PRK, tendo em vista que este último requer uma “raspagem” do epitélio, o que demora um pouco mais na cicatrização.

Em regra, antes de iniciar a cirurgia, o paciente recebe uma receita de remédios e colírios para ajudar na cicatrização, prevenir infecções e para caso sinta incômodos nos olhos durante a recuperação. Isto porque o colírio anestésico é tão forte que provavelmente durante algum tempo após a cirurgia ele ainda estará fazendo efeito.

Logo após deixar o centro cirúrgico e após o efeito do colírio anestésico já é possível notar melhora na visão. Entretanto, é normal que no primeiro dia após a cirurgia o paciente sinta desconfortos com luzes, tendo em vista que a córnea ainda está sensível devido ao laser da cirurgia refrativa. Os médicos recomendam que nos primeiros dias após a cirurgia evite assistir televisão ou ficar no computador por muito tempo e caso isso aconteça, não seja muito próximo dos aparelhos e sempre com o uso de óculos de sol.

Durante a cicatrização também é comum ter um ressecamento e uma sensação de areia nos olhos, sendo que um dos colírios receitados pelos médicos é justamente para diminuir essas sensações e lubrificar a córnea.

O pós-operatório da cirurgia refrativa não é complicado, desde que tenha repouso, evite contato demasiado com luz sem o uso de óculos de sol, evite lugares com areia e faça uso regular dos remédios prescritos pelo seu oftalmologista.

 

Post a Comment